Jornal Contra Ponto
  • Home
  • Notícias
    NotíciasShow More
    SG Consórcios - Segatt e Genrro
    Como o financiamento de máquinas e irrigação impulsiona o agronegócio? Saiba mais com a SG Consórcios – Segatt e Genrro Ltda!
    maio 20, 2025
    Neymar promove leilão do Instituto no dia de jogo decisivo da Seleção Brasileira
    maio 19, 2025
    Paulo Twiaschor
    O segredo por trás da rápida ascensão da pré-fabricação na construção civil: saiba tudo!
    maio 14, 2025
    Soldiers Nutrition
    Nutrição esportiva e recuperação muscular: a Soldiers Nutrition explica o papel decisivo da alimentação pós-treino
    maio 9, 2025
    Como Liberar Espaço no iCloud Sem Gastar Nada: 5 Dicas Eficazes para Organizar Seus Dados
    maio 5, 2025
  • Política
    PolíticaShow More
    Janja reafirma firmeza e combate ao silêncio após fala sobre TikTok em reunião com líder chinês
    maio 19, 2025
    Márcia Lopes Assume Ministério da Mulher: O Que Esperar da Nova Gestão e seus Impactos no País
    maio 5, 2025
    Anistia em Debate: O Caminho para Evitar uma Crise Política no Brasil
    abril 1, 2025
    Entenda Como a Isenção de Imposto de Renda para R$ 5 Mil Vai Impactar Sua Renda e Quando Entrará em Vigor
    março 19, 2025
    Efeito Trump Afasta Brasileiros da Fronteira, Mas Travessia Ainda é Considerada Opção
    fevereiro 27, 2025
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Futuro da tecnologia start-stop nos Estados Unidos: desafios e impactos no mercado automotivo
    maio 19, 2025
    WhatsApp deixará de funcionar em alguns iPhones nesta segunda-feira: O que você precisa saber para não ficar sem o aplicativo
    maio 5, 2025
    Custo-Benefício Imbatível: O Novo Smartphone da Xiaomi que Conquista o Mercado
    abril 1, 2025
    Microsoft Revela Avanço em Chips Quânticos com Novo Estado da Matéria
    março 19, 2025
    Estudo Indica que Aurora Boreal Pode Ter Causado Naufrágio do Titanic; Evolução da Tecnologia Náutica
    fevereiro 27, 2025
  • Sobre Nós
Reading: Saiba o que os atletas brasileiros vão comer nas Olimpíadas de 2024
Jornal Contra PontoJornal Contra Ponto
Font ResizerAa
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Have an existing account? Sign In
Jornal Contra Ponto > Blog > Notícias > Saiba o que os atletas brasileiros vão comer nas Olimpíadas de 2024
Notícias

Saiba o que os atletas brasileiros vão comer nas Olimpíadas de 2024

Kalamara Rorys
Kalamara Rorys julho 18, 2024
Share

Arroz, feijão, farofa, hambúrguer de vegetais e brigadeiro são alguns dos itens que atletas do Time Brasil e funcionários do Comitê Olímpico terão à disposição durante os jogos

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam em 24 de julho, com a cerimônia de abertura marcada para o dia 26, mas os preparativos para a chegada dos atletas já estão a todo vapor. Isso inclui o cardápio que os esportistas brasileiros terão à disposição durante o evento.

A alimentação oferecida para os atletas e funcionários do Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem uma pegada saudável, é bem abrasileirada e possui um gostinho de conforto emocional. É o que garante Renata Parra, coordenadora de nutrição do COB e nome por trás da elaboração do cardápio na base do Time Brasil.

“Partimos do princípio de uma alimentação mais limpa, sem temperos artificiais, com um tempero moderado, nada muito condimentado, nada apimentado. É mais sal, cebola e ervas naturais. Tentamos oferecer a combinação que todo atleta ama, que é o arroz e o feijão”, diz Renata diretamente de Paris.

A base do COB foi montada no Château de Saint-Ouen, a cerca de 600 metros da Vila Olímpica, local que receberá 15 mil atletas do mundo inteiro, incluindo o Time Brasil, com 276 atletas. “Desde as Olimpíadas de Londres, o Brasil cria uma base para dar suporte antes deles entrarem na Vila. Nem todas as modalidades passam por essa base, já que algumas têm provas em outros lugares”, conta a coordenadora.

Além do arroz e do feijão, um item muito pedido pelos atletas tem sabor de Brasil: a farofa. “Então oferecemos farofinha de vários sabores”, revela Renata.

Há ainda opções de carboidratos diferenciados, com foco nos atletas que precisam de reposição em momentos de desgaste; assim como sempre há um tipo de batata, dois tipos de massa — com molhos à parte –, legumes variados e dois tipos de proteínas, uma vermelha e uma branca, sempre grelhadas ou cozidas. Nada é frito e nem empanado.

“A salada é básica, sem incrementar muito. Eles gostam mais do básico: alface, tomate, cebola, cenoura, beterraba. Para o atleta que não come nenhum tipo de carne, sempre colocamos a opção vegana do dia. Se é vegetariano, sempre há algo com ovo, ou ainda hambúrguer de vegetais, uma linguiça de vegetais ou bife de soja”, explica a nutricionista.

Entre as sobremesas podem aparecer frutas variadas, sorvete de frutas, queijo com goiabada, mousse de chocolate, brigadeiro e até pudim de chia com coco e manga, por exemplo. “Vamos colocar um doce para ter um agrado. Vamos ter a parte equilibrada, mas também a parte de conforto emocional”, garante.

A gente acha que ter nutricionista é sinônimo de comida sem sabor, que só vai ter salada e frango. Pelo contrário: você vê que tem farofa, arroz e feijão, massa. Tem de tudo, mas de uma forma equilibrada

Renata Parra, Coordenadora de Nutrição do Comitê Olímpico do Brasil
Sucos naturais, água com gás, cafezinho e chá completam o buffet. O cardápio foi elaborado junto da chef Sarah Lima, brasileira que atua na França. Desta vez, nada foi levado do Brasil: todos os produtos são locais e seguem a sazonalidade.

A base, que fica fora da Vila Olímpica, é uma operação própria do Comitê Olímpico do Brasil e recebe tanto atletas quanto funcionários, chefes de confederações e pessoas importantes politicamente. Além deles, convidados também poderão passar por ali e ter acesso ao buffet. Os atletas, porém, têm a liberdade de comer ou na base ou no restaurante principal da Vila.

“Maior restaurante do mundo”

Com 3.500 lugares para atender os 15 mil atletas e servir até 40 mil refeições por dia, o restaurante principal da Vila Olímpica já recebe o apelido de maior restaurante do mundo. Mais de 500 receitas foram criadas para o local, incluindo pratos franceses, da Ásia, da África, do Caribe e “internacionais”.

“A vila acaba sendo mais cômoda porque fica mais próxima, em que oferece todos os tipos de alimentação. Há uma alimentação mais condimentada, mais gordurosa, mas também aquela equilibrada nutricionalmente. Então tem a parte mais saudável e tem a parte de pizza, hambúrguer e refrigerante o tempo todo”, comenta Renata Parra.

A maioria dos atletas, porém, já tem um acompanhamento de nutricionistas, que ajudam nas decisões do que colocar no prato — modalidades de luta, por exemplo, exigem diferentes escolhas alimentares antes de uma prova em comparação a outros esportes que demandam mais carboidratos.

Enquanto o restaurante da Vila ficará aberto 24 horas por dia nos sete dias da semana, a alimentação na base brasileira terá almoços e jantares, que serão servidos de segunda a segunda e, a princípio, das 12h às 15h e das 18h às 21h.

Posso adaptar o cardápio em casa?

A alimentação equilibrada trabalhada no cardápio das Olimpíadas também pode ser seguida em casa. “Em geral, as pessoas acabam cortando carboidrato e comendo salada com proteína, o que acaba gerando uma falsa sensação de emagrecimento. A ideia é equilibrar as quantidades dos macro e micronutrientes em todas as refeições”, aconselha a Coordenadora de Nutrição do COB.

Segundo ela, o ideal é que metade do prato seja de salada e vegetais cozidos. Já a outra metade deve ser dividida em um quarto de carboidrato (arroz e feijão, por exemplo) e um quarto de proteína. Beber água e não fazer jejuns prolongados também são essenciais. “O que é bom para atleta também é bom para a gente”, lembra.

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Romulo dos Santos Gonçalves Carros blindados: conheça as novas tecnologias que garantem sua segurança, com Romulo dos Santos Gonçalves
Next Article Neta de Trump faz aparição surpresa na Convenção Republicana
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

SG Consórcios - Segatt e Genrro

Como o financiamento de máquinas e irrigação impulsiona o agronegócio? Saiba mais com a SG Consórcios – Segatt e Genrro Ltda!

By Kalamara Rorys

Governança corporativa e sustentabilidade no direito societário

setembro 15, 2023

A revolução do financiamento: um panorama sem tópico definido 

novembro 8, 2023

Leia mais

Carlos Eduardo Moraes Nunes
Notícias

Preserve seu legado no agronegócio: entenda como uma holding pode transformar a sucessão de propriedades

dezembro 19, 2024
Notícias

Marinha ofereceu tanques para tentativa de golpe, diz PF: O que isso significa para a democracia brasileira?

novembro 27, 2024
Ailthon Luiz Takishima
Notícias

Da beleza ao renascimento: como a cirurgia plástica pode transformar seu corpo

agosto 14, 2024
Eloizo Gomes Afonso Durães
Notícias

As nuances do Estado de São Paulo: uma viagem com a leitura de “Embaixo do sol”

abril 19, 2024
Jornal Contra Ponto

Jornal Contraponto: Seu guia completo para entender as complexidades do mundo atual. Da política nacional à revolução tecnológica, oferecemos uma cobertura abrangente.

 

SG Consórcios - Segatt e Genrro
Como o financiamento de máquinas e irrigação impulsiona o agronegócio? Saiba mais com a SG Consórcios – Segatt e Genrro Ltda!
maio 20, 2025
Futuro da tecnologia start-stop nos Estados Unidos: desafios e impactos no mercado automotivo
maio 19, 2025
Jornal Contra Ponto - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?