Plataforma Smart 4.0 auxiliará na formação de profissionais mais competitivos para o mercado de trabalho
SÃO LUÍS – O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MA), Raimundo Arruda, destaca a relevância da educação profissional e tecnológica como elemento-chave para superar os desafios globais, o que inclui a competitividade da indústria. Ele menciona a adoção da Indústria 4.0 pelo Senai, incluindo a integração de tecnologias avançadas como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e robotização, visando demonstrar à sociedade e, em particular, ao setor empresarial, o compromisso da instituição com a inovação. O diretor ressalta o esforço contínuo do Senai em renovar sua base tecnológica, capacitar instrutores e aprimorar seu portfólio de cursos para refletir a missão e contribuição do Senai no Maranhão para a formação profissional.
“A capacitação de todos os instrutores do Senai – MA na plataforma Smart 4.0 irá proporcionar aos docentes conhecimento nas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Hoje, aplicamos as premissas da indústria 4.0 não somente no contexto industrial, mas em logística, armazenagem, reciclagem, energia, transporte, segurança, saúde e outras áreas que adotaram o seu conceito, princípios e tecnologias”, explicou o diretor se referindo à nova bancada tecnológica incorporada aos centros de educação do Senai no Maranhão, para a qual os instrutores da instituição já estão treinados.
A engenheira de controle e automação, Joicy Adriane de Paula, responsável pela capacitação do corpo docente do Senai pela empresa Exxer, de Minas Gerais, explica que a plataforma integra diversas tecnologias da indústria 4.0, e que estudantes de diferentes cursos poderão estudar a partir dela. “São verdadeiros equipamentos industriais dentro da sala de aula, onde os alunos vão conseguir aprender sobre integração de sistemas, automação, robótica”.
Para Daniel Douglas Costa, instrutor do Senai na cidade de Rosário, a nova tecnologia pode fazer a diferença para o polo de indústrias cerâmicas da região. “De forma didática, esse equipamento vai implementar as tecnologias 4.0 dentro da escola, possibilitando uma aprendizagem mais significativa, e uma maior qualidade no ensino para os alunos. Para Rosário, que é um polo cerâmico, a indústria tende a absorver esse conhecimento desde que os seus colaboradores estejam se atualizando nessas tecnologias para aperfeiçoar o trabalho e melhorar a qualidade e a produtividade utilizando essas tecnologias. Então, é uma grande vantagem a utilização da Smart 4.0 dentro da realidade do Senai Rosário”, frisou.
Em Caxias, a qualificação integrada à tecnologia 4.0 vai preparar os jovens para o mercado do trabalho. “A plataforma vai trazer a possibilidade de a gente capacitar melhor os alunos do Senai para o mercado da indústria 4 .0. Hoje, são muitas tecnologias utilizadas dentro da indústria e qualificando nossos alunos com essa nova ferramenta, eles vão estar habilitados para essas tecnologias e melhor enquadrados no mercado de trabalho, para que as empresas os contratem, evitando que tragam profissionais de fora do Maranhão”, Sarah Simões, instrutora do Senai Caxias.
MAIS QUALIFICAÇÃO – Nesse avanço do Senai em 2024, o diretor regional, Raimundo Arruda, também trata sobre a transição de uma abordagem de oferta para uma orientada pela demanda, focando nas necessidades específicas do setor produtivo e na solução das lacunas existentes em educação profissional no estado. Arruda exemplifica essa abordagem com projetos de aprendizagem em parceria com empresas, como a AVB em Açailândia, cuja força de trabalho é majoritariamente formada pelo Senai.
Arruda revela planos ambiciosos para o futuro próximo, com a projeção de 45 mil matrículas em 2024, visando expandir o acesso à educação profissional até as comunidades mais remotas do Maranhão. Ele informa sobre a infraestrutura do Senai no estado, que inclui oito unidades físicas distribuídas em cidades-chave e a oferta de cursos à distância, o que reforça a flexibilidade e abrangência da educação oferecida.
O diretor ainda enfatiza a importância da capacitação humana para o desenvolvimento, mencionando iniciativas para estimular a formação contínua dos professores da instituição de ensino, especialmente em novas tecnologias.
“É urgente a necessidade de preparar os alunos para o novo mundo do trabalho, incentivando a interação com tecnologias emergentes e a compreensão adequada de suas aplicações. Através dessas ações, o Senai MA demonstra seu papel vital na preparação de profissionais qualificados e adaptáveis às demandas contemporâneas do mercado de trabalho”, finalizou.